-
Arquitetos: ME Arquitetura
- Área: 350 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Haruo Mikami
-
Fabricantes: Arte em Cinema, GRAPHISOFT, Kabala móveis, Marmoraria Alvorada, Persoluce, kitchens
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Loft RLO foi criado como um pavilhão que busca capturar uma vida intrinsecamente conectada ao viver externo. Uma residência térrea, com proporções generosas, com apenas uma suíte, um banheiro e dois lavabos, que busca valorizar o estar junto e a convivência, borrando as linhas que separam o externo do interno. Explora também o relacionamento entre vazios e cheios, desde o acesso à casa à abertura total das esquadrias para dentro da parede, integrando sala de jantar, cozinha, varanda e deck em um grande estar.
O uso de materiais naturais, como a madeira freijó e o mármore travertino romano, enfatiza a relação com o jardim e o lago Paranoá. A paleta reduzida de quantidade de materiais permite destaque às geometrias marcantes criadas. A cozinha em madeira ebanizada trás sobriedade ao projeto. O partido do projeto, feito para um jovem homem solteiro, que adora receber os amigos e a família para jantar, buscou permitir uma flexibilidade na hora de integrar os ambientes e criar um espaço contínuo para interação.
As esquadrias com molduras pretas se abrem para dentro do painel ripado em frente a cozinha. O generoso vão vencido pela laje nervurada enfatiza a criação do grande salão único, como todos os pilares embutidos nas paredes. A porta de entrada em ripas de madeira freijó natural remete ao forro em ripas também de madeira natural, novamente criando uma relação entre o interno e externo. a platibanda em preto traz leveza para a laje em balanço. O closet e o banheiro ocorrem no mesmo ambiente, e a área do chuveiro se abre para um jardim.
O conceito do projeto procura sempre relacionar-se com a natureza e a área externa. A residência retilínea foi implantada para permitir o máximo aproveitamento da vista para o lago. Todo o mobiliário foi selecionado por nós, e reflete a paleta de cores e materiais aplicadas na arquitetura. E por fim, são os materiais que evocam o espírito de lar.